quinta-feira, 3 de julho de 2014

GUESS WHO`S COMING TO DINNER

ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR

SINOPSE DO DVD:
Spencer Tracy e Katharine Hepburn (vencedora do Oscar de melhor atriz por este papel) estão inesquecíveis como os atônitos pais neste filme de 1967 que é um marco para as questões de miscigenação racial no casamento. Joanna (Katharine Houghton), a bela filha do editor liberal Matthew Drayton (Tracy) e de sua esposa aristocrata, Christina (Hepburn), retorna para casa com seu novo namorado, John Prentice (Sidney Poitier), um ilustre médico. Christina aceita a decisão de sua filha de se casar com John, mas Matthew está chocado com a união inter-racial, bem como os pais do médico. Para acertar as coisas, as famílias devem sentar frente a frente e examinar os seus níveis de intolerância. Em ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR, o diretor Stanley Kramer criou um estudo magistral dos preconceitos sociais.

RESUMINDO EM TÓPICOS:
  • Este filme é muito bom e trata dos conflitos raciais de forma leve
  • Em nenhum momento os personagens principais são deselegantes, a única exceção é a empregada da casa que se mostra preconceituosa e desconfiada quanto as verdadeiras intenções do Doutor John
  • A filha do casal Joanna é otimista ao extremo e se mostra cativante ao falar dos planos para o casamento, ela transmite uma inocência inconfundível ao demorar para perceber o preconceito e preocupações dos outros personagens
  • Já o personagem John é mais realista, e percebe o preconceito a sua volta. Mas mostra uma certa covardia ao impor que só se casará se os pais da noiva aprovarem o relacionamento, na minha opinião o personagem tinha que se impor e dizer que iria se casar independente da aprovação dos pais de Joanna.
  • Outra cena impactante é quando John confronta seu pai e diz que não se vê como um homem negro, mas sim como um ser humano.
  • O discurso final do pai de Joanna e a confraternização dos personagens na cena final fecham com chaves de ouro este clássico.


terça-feira, 1 de julho de 2014

THE KARATÊ KID PART III


KARATÊ KID III - O DESAFIO FINAL







SINOPSE DO DVD:
O Karatê Kid Daniel Larusso arrisca perder tudo quando ele coloca o orgulho antes dos princípios neste filme emocionante, que reúne mais uma vez as estrelas Ralph Macchio e Noriyuki "Pat" Morita. Quando Daniel (Macchio)decide não competir no campeonato de Karatê, ele se torna o alvo do maléfico estudante de Cobra Kai Mike Barnes (Sean Kaña), que está determinado a recuperar o título. Com firmeza o Sr Miyagi (Morita), instrui Daniel a ignorar as ameaças de Mike e a permanecer longe do torneio. Quando os abusos de Mike passam para a chantagem, Daniel se vê forçado a competir e se indispõe com Miyagi. Desesperado, Daniel encontra outro treinador, Terry Silver (Thomas Ian Griffith), cujas técnicas violentas de combate são etremamente opostas das orientações sutis de Miyagi. Quando Daniel percebe que Terry e Mike estão aliados com o velho inimigo do Sr Miyagi, Kresse (Martin Kove), em um elaborado plano de vingança, ele também percebe que se distanciou da única pessoa que pode ajudá-lo. Karatê Kid 3 - O Desafio Final é uma emocionante história de independência, força interior e auto descoberta.

RESUMINDO EM TÓPICOS:
  • Para assistir esse filme eu sugiro o seguinte exercício assista karatê kid I e em seguida assista karatê kid III.
  • Agora vou explicar o porque desse exercício: eu percebi que Karatê Kid III, volta ao enredo do primeiro filme, com Daniel como personagem principal, já Sr Miyagi e seus problemas ficaram secundários.
  • No início do filme se dá uma desculpa para o fato de Daniel e Sr Miyagi não terem trazido Yukie e Kumico para os EUA ( transformando toda a história do segundo filme em uma espécie de férias que Sr Miyagi e Daniel tiveram até voltarem para sua rotina nos EUA).
  • Acho que essa volta ao enredo do primeiro filme deve ter se dado por algum descontentamento dos fãs (estou supondo), pois no segundo filme não tem Torneio, nem os Cobra Kai`s (por incrível que pareça até hoje existem fãs do Dojo Cobra Kai, tanto que existem vários sites que fabricam e vendem as camisas com o simbolo Cobra Kai, inclusive no Brasil)
  • Só não sei se a marca Cobra Kai faria sucesso sozinha em um spin-off de Karatê Kid pelo fato do Lider da trupe ser um super vilão, por isso foi necessária a volta de Daniel e Sr Miyagi aos EUA.
  • Em Karatê Kid III, não temos uma mocinha frágil para Daniel defender, até o porte da atriz é mais atlético, e ela não vira namorada de Daniel que termina o filme "solteirinho da silva", agora vou fazer uma suposição para esse fato, naquela época Ralph Macchio já era um galã para as adolescentes e talvez essas fãs não tenham se agradado com o fato de Ralph ter beijado e ter feito juras de amor eterno  a Kumico no segundo filme. Outra suposição é que os produtores do filme já quizessem testar a aceitação de uma garota "FORTE" como Karatê Kid, já que Jéssica era independente e fazia até rapel.
  • Ou seja esse filme foi feito especialmente para os fãs que não gostaram do segundo filme.
  • Neste filme o personagem Mike só persegue Daniel por causa do dinheiro que Terry lhe oferece.
  • O golpe final é considerado fraco por alguns fãs, mais a dança coreografica desse golpe fica bonita na tela.
  • Ralph aparece branco (SEU TOM DE PELE NATURAL SE ASSEMELHANDO MAIS A UM JOVEM DESCENDENTE DE ITALIANOS COISA QUE ELE E DANIEL TEM EM COMUM) e um pouco mais gordo neste filme, mais é algo normal se levarmos em conta que ele era um homem interpretando um adolescente de 18 anos, pois na cronologia, no terceiro filme teria se passado apenas 1  ano após a primeira luta em que ele venceu os Cobra Kai`s, mas na realidade este filme é de 1989 .
  • Analisem comigo: primeiro filme 1984 (Ralph Macchio com 23 anos x Daniel Larusso com 17 anos), segundo filme 1986 (Ralph Macchio com 25 anos x Daniel Larusso com 17 anos), terceiro filme 1989 (Ralph Macchio com 28 anos x Daniel Larusso com 18 anos). Algo semelhante aconteceu com os atores de Harry Potter que começaram a ficarem velhos demais para seus papéis, mas continuavam interpretando adolescentes.
  • Por isso aconselho que comprem o BOX DA TRILOGIA KARATE KID e decidam qual foi a melhor continuação para o primeiro filme: O SEGUNDO FILME OU O TERCEIRO.
  • POIS O QUARTO E O QUINTO FILMES NÃO OBTIVERAM O MESMO SUCESSO DA TRILOGIA.
  • Inclusive se eu tivesse a oportunidade de sugerir uma continuação descente para Karatê Kid, seria em um filme de animação (DESENHO DIGITAL), com os personagens com as mesmas caracteristicas físicas de Ralph Macchio e Pat Morita e dublado com vozes parecidas com as de Ralph Macchio e Pat Morita. Pois a figura física dos dois ficou marcada ao filme não dá para se pensar em Karatê Kid sem pensar no Sr Miyagi e no Daniel-San.