quinta-feira, 3 de julho de 2014

GUESS WHO`S COMING TO DINNER

ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR

SINOPSE DO DVD:
Spencer Tracy e Katharine Hepburn (vencedora do Oscar de melhor atriz por este papel) estão inesquecíveis como os atônitos pais neste filme de 1967 que é um marco para as questões de miscigenação racial no casamento. Joanna (Katharine Houghton), a bela filha do editor liberal Matthew Drayton (Tracy) e de sua esposa aristocrata, Christina (Hepburn), retorna para casa com seu novo namorado, John Prentice (Sidney Poitier), um ilustre médico. Christina aceita a decisão de sua filha de se casar com John, mas Matthew está chocado com a união inter-racial, bem como os pais do médico. Para acertar as coisas, as famílias devem sentar frente a frente e examinar os seus níveis de intolerância. Em ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR, o diretor Stanley Kramer criou um estudo magistral dos preconceitos sociais.

RESUMINDO EM TÓPICOS:
  • Este filme é muito bom e trata dos conflitos raciais de forma leve
  • Em nenhum momento os personagens principais são deselegantes, a única exceção é a empregada da casa que se mostra preconceituosa e desconfiada quanto as verdadeiras intenções do Doutor John
  • A filha do casal Joanna é otimista ao extremo e se mostra cativante ao falar dos planos para o casamento, ela transmite uma inocência inconfundível ao demorar para perceber o preconceito e preocupações dos outros personagens
  • Já o personagem John é mais realista, e percebe o preconceito a sua volta. Mas mostra uma certa covardia ao impor que só se casará se os pais da noiva aprovarem o relacionamento, na minha opinião o personagem tinha que se impor e dizer que iria se casar independente da aprovação dos pais de Joanna.
  • Outra cena impactante é quando John confronta seu pai e diz que não se vê como um homem negro, mas sim como um ser humano.
  • O discurso final do pai de Joanna e a confraternização dos personagens na cena final fecham com chaves de ouro este clássico.


terça-feira, 1 de julho de 2014

THE KARATÊ KID PART III


KARATÊ KID III - O DESAFIO FINAL







SINOPSE DO DVD:
O Karatê Kid Daniel Larusso arrisca perder tudo quando ele coloca o orgulho antes dos princípios neste filme emocionante, que reúne mais uma vez as estrelas Ralph Macchio e Noriyuki "Pat" Morita. Quando Daniel (Macchio)decide não competir no campeonato de Karatê, ele se torna o alvo do maléfico estudante de Cobra Kai Mike Barnes (Sean Kaña), que está determinado a recuperar o título. Com firmeza o Sr Miyagi (Morita), instrui Daniel a ignorar as ameaças de Mike e a permanecer longe do torneio. Quando os abusos de Mike passam para a chantagem, Daniel se vê forçado a competir e se indispõe com Miyagi. Desesperado, Daniel encontra outro treinador, Terry Silver (Thomas Ian Griffith), cujas técnicas violentas de combate são etremamente opostas das orientações sutis de Miyagi. Quando Daniel percebe que Terry e Mike estão aliados com o velho inimigo do Sr Miyagi, Kresse (Martin Kove), em um elaborado plano de vingança, ele também percebe que se distanciou da única pessoa que pode ajudá-lo. Karatê Kid 3 - O Desafio Final é uma emocionante história de independência, força interior e auto descoberta.

RESUMINDO EM TÓPICOS:
  • Para assistir esse filme eu sugiro o seguinte exercício assista karatê kid I e em seguida assista karatê kid III.
  • Agora vou explicar o porque desse exercício: eu percebi que Karatê Kid III, volta ao enredo do primeiro filme, com Daniel como personagem principal, já Sr Miyagi e seus problemas ficaram secundários.
  • No início do filme se dá uma desculpa para o fato de Daniel e Sr Miyagi não terem trazido Yukie e Kumico para os EUA ( transformando toda a história do segundo filme em uma espécie de férias que Sr Miyagi e Daniel tiveram até voltarem para sua rotina nos EUA).
  • Acho que essa volta ao enredo do primeiro filme deve ter se dado por algum descontentamento dos fãs (estou supondo), pois no segundo filme não tem Torneio, nem os Cobra Kai`s (por incrível que pareça até hoje existem fãs do Dojo Cobra Kai, tanto que existem vários sites que fabricam e vendem as camisas com o simbolo Cobra Kai, inclusive no Brasil)
  • Só não sei se a marca Cobra Kai faria sucesso sozinha em um spin-off de Karatê Kid pelo fato do Lider da trupe ser um super vilão, por isso foi necessária a volta de Daniel e Sr Miyagi aos EUA.
  • Em Karatê Kid III, não temos uma mocinha frágil para Daniel defender, até o porte da atriz é mais atlético, e ela não vira namorada de Daniel que termina o filme "solteirinho da silva", agora vou fazer uma suposição para esse fato, naquela época Ralph Macchio já era um galã para as adolescentes e talvez essas fãs não tenham se agradado com o fato de Ralph ter beijado e ter feito juras de amor eterno  a Kumico no segundo filme. Outra suposição é que os produtores do filme já quizessem testar a aceitação de uma garota "FORTE" como Karatê Kid, já que Jéssica era independente e fazia até rapel.
  • Ou seja esse filme foi feito especialmente para os fãs que não gostaram do segundo filme.
  • Neste filme o personagem Mike só persegue Daniel por causa do dinheiro que Terry lhe oferece.
  • O golpe final é considerado fraco por alguns fãs, mais a dança coreografica desse golpe fica bonita na tela.
  • Ralph aparece branco (SEU TOM DE PELE NATURAL SE ASSEMELHANDO MAIS A UM JOVEM DESCENDENTE DE ITALIANOS COISA QUE ELE E DANIEL TEM EM COMUM) e um pouco mais gordo neste filme, mais é algo normal se levarmos em conta que ele era um homem interpretando um adolescente de 18 anos, pois na cronologia, no terceiro filme teria se passado apenas 1  ano após a primeira luta em que ele venceu os Cobra Kai`s, mas na realidade este filme é de 1989 .
  • Analisem comigo: primeiro filme 1984 (Ralph Macchio com 23 anos x Daniel Larusso com 17 anos), segundo filme 1986 (Ralph Macchio com 25 anos x Daniel Larusso com 17 anos), terceiro filme 1989 (Ralph Macchio com 28 anos x Daniel Larusso com 18 anos). Algo semelhante aconteceu com os atores de Harry Potter que começaram a ficarem velhos demais para seus papéis, mas continuavam interpretando adolescentes.
  • Por isso aconselho que comprem o BOX DA TRILOGIA KARATE KID e decidam qual foi a melhor continuação para o primeiro filme: O SEGUNDO FILME OU O TERCEIRO.
  • POIS O QUARTO E O QUINTO FILMES NÃO OBTIVERAM O MESMO SUCESSO DA TRILOGIA.
  • Inclusive se eu tivesse a oportunidade de sugerir uma continuação descente para Karatê Kid, seria em um filme de animação (DESENHO DIGITAL), com os personagens com as mesmas caracteristicas físicas de Ralph Macchio e Pat Morita e dublado com vozes parecidas com as de Ralph Macchio e Pat Morita. Pois a figura física dos dois ficou marcada ao filme não dá para se pensar em Karatê Kid sem pensar no Sr Miyagi e no Daniel-San.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

THE KARATÊ KID PART II

KARATÊ KID II - A HORA DA VERDADE CONTINUA




SINOPSE DO DVD
Ao voltar acompanhado de Daniel (Ralph Macchio) à sua terra natal em Okinawa pela primeira vez em 45 anos, Miyagi (Noriyuki "Pat" Morita) re-encontra Yukie (Nobu McCarthy), a mulher que deixou para trás quando imigrou para América. E quando Daniel também se apaixona por Kumiko (Tamlyn Tomita), a sobrinha adolescente de Yukie, tudo parece perfeito. Até surgirem dois inimigos que perturbam a felicidade de ambos os casais: Sato (Danny Kamekona), o homem com quem Yukie deveria ter se casado, e Chozen (Yuji Okumoto), seu sobrinho mal-intencionado que detesta Daniel logo à primeira vista. E agora, para manter a honra da família, eles desafiam Miyagi e Daniel para duelos de vida e morte. Com a canção indicada ao Oscar em 1986 - "Glory of Love".

RESUMINDO EM TÓPICOS:
  • Dessa vez o enredo do filme se foca no Sr. Miyagi
  • Neste filme dá para se notar que Ralph Macchio ficou bem mais forte e sua pele está mais morena em um " black face" que ficou muito bom pois dá uma impressão de que o personagem é multirracial (apesar de no primeiro filme ficar estabelecido que a família de Daniel é de imigrantes Italianos).
  • Como a marca Karatê Kid já estava consolidada esta sequência foi muito aguardada algo semelhante ao que acontecia com as sequências de Harry Potter.
  • Até a vestimenta do personagem está melhor já que no primeiro filme Daniel aparecia com roupas rasgadas e desbotadas.
  • No começo do filme aparecem cenas do primeiro filme como flashback para que o público que já assistiu o primeiro filme se lembre como ele terminou e para o público que não assistiu o primeiro filme tenha uma noção do que aconteceu no primeiro.
  • Não é aconselhável ver o segundo filme sem ver o primeiro, pois assistindo só o segundo filme pode se pensar que Daniel foi um discípulo de Miyagi desde a infância e nas cenas de flashback não aparece a Ali primeira par romântico de Daniel, e também pode se ter a impressão de que os garotos cobra kai são amigos de Daniel.
  • Nas cenas acrescentadas está a cena de Daniel tomando banho no vestiário e a cena do estacionamento do torneio que seriam usadas no final do primeiro filme mas foram descartadas na época (terminando com Daniel sendo levantado pela torcida e sendo abraçado por Ali e em um plano distante aparecia um Sr Miyagi sorridente).
  • Voltando ao roteiro Daniel e Miyagi chegam a Okinawa, mas são surpreendidos com o fato de Sato ainda desejar vingança.
  • No meio disso tudo o pai do Sr Miyagi morre.
  • Sato dá três dias de trégua para que Miyagi e o próprio Sato possam sentir o luto pela morte do pai de Miyagi que foi mestre/ treinador dos dois.
  • Quando o prazo acaba Sato desafia Miyagi para uma luta para recuperar sua honra (sendo que desta luta um dos dois sairá morto)
  • Essa é a grande diferença deste filme para o primeiro o fato dos duelos serem de vida e morte.
  • A música "fascinação" é recorrente nos filmes karatê kid e neste ela aparece quando os personagens estão no carro com Chozen.
  • Uma das cenas mais emocionantes desse filme é quando Daniel quebra todas as barras de gelo com um golpe, ganhando assim uma aposta que Chozen praticamente o obrigou a entrar sem querer (Nessa aposta Daniel ganhou todo o dinheiro de Chozen e de Sato, Sr  Miyagi foi o único que apostou em Daniel pois já tinha ensinado uma técnica de respiração e concentração que ajudou Daniel neste desafio)
  • Um fator que ficou meio sub tendido é o fato Chozen insinuar que Kumiko sairia com vários garotos quando ele pede que ela guarde a camisa rasgada dele para a sua coleção.
  • Na cena do Baile anos 60, Chozen e seus amigos insinuam que vão estuprar Kumiko.
  • Kumico quer ser bailarina mais não terá um destino promissor se continuar em Okinawa, Daniel convida Kumico para ela ir morar nos EUA, pois lá tem ótimas escolas de balé.
  • Chozen agride Daniel de graça, ou seja dessa vez esse personagem não teria um motivo plausível para querer matar Daniel.
  • Kumiko e Daniel fazem uma espécie de ritual do chá, para dizer que estão apaixonados.
  • Kumico e Daniel se beijam, e são interrompidos pelo furação misturado com tempestade que devasta a região
  • Daniel e Sr Miyagi salvam Sato. Daniel salva uma garotinha pré adolescente que estava presa a um poste (Chozen fica com medo e se nega a ajudar a garota). Sato despreza Chozen por sua covardia.
  • Parece que o ódio que seu tio sentia de Miyagi passou para ele.
  • Mesmo depois que Sato e Miyagi fazem as pazes, Chozen ainda continua odiando Daniel.
  • Chozen não tem escrúpulos e invade a festa e ameaça Kumico com uma faca. Daniel então tem que lutar para salvar sua vida e a de Kumico.
  • Daniel apanha muito nesta luta (que foi muito bem coreografada), nesta última cena ele aparece com o rosto sangrando coisa que não aconteceu no primeiro filme.
  • Mas no final ele vence (ao som de uma espécie de chocalho que é o segredo da família Miyagi) e ainda tem misericórdia de Chozen ao poupar sua vida.

domingo, 29 de junho de 2014

THE KARATE KID


KARATE KID - A HORA DA VERDADE 1984 (ano que eu nasci)



(ESSE FILME É INDICADO PARA PROFESSORES QUE QUEIRAM TRATAR SOBRE O TEMA BULLYING).


SINOPSE DO DVD: Treinado na arte da defesa pessoal por um mestre das artes marciais (Pat Morita, em uma interpretação indicada ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, 1984), Ralph Macchio, um adolescente tímido de 17 anos, enfrenta seu maior inimigo num torneio de karatê no qual a própria honra está em jogo.
RESUMINDO EM TÓPICOS:
  • Este é um dos poucos filmes Americanos que dá evidência ao futebol (soccer), em várias cenas os personagens aparecem tanto fazendo embaixadinhas como fazendo passes de bola.
  • O único amigo verdadeiro de Daniel Larusso no filme é o Sr. Miyagi 
  •  Sr Miyagi fez uma fantasia de chuveiro para que Daniel pudesse ir no baile sem ser importunado pela gang de Johnny ( ex namorado de "Ali com I" a mocinha do filme).
  • Daniel decide provocar Johnny jogando água no vilãozinho.
  • Johnny não deixa barato e corre com sua gang atrás de Daniel e bate nele sem misericórdia até que Daniel é resgatado pelo Sr Miyagi.
  • Depois eles vão ao dojo do Sensei de Johnny, que desafia Daniel para uma luta, mas Sr Miyagi negocia e convence que a luta seja no Torneio de Karatê.
  • Miyagi treina Daniel com técnicas incomuns (ele aproveita a mão de obra barata do garoto para pintar sua casa, lixar o assoalho, lavar seus carros), mas no final todos os movimentos que Daniel fez nestas atividades se converteram em golpes de karatê.
  • Neste meio período Daniel faz as pazes com Ali.
  • E finalmente na luta final ele vence os loirinhos.





PS:COMO MULHER EU NÃO PODERIA DEIXAR DE FAZER ESSE COMENTÁRIO = UM DOS QUESITOS QUE ME FAZ QUERER VER ESSE FILME UM MILHÃO DE VEZES É QUE O RALPH MACCHIO ESTÁ LINDÍSSIMO NO FILME E CONTINUA LINDÍSSIMO ATÉ HOJE.